A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (17), uma grande quantidade de combustível que estava sendo armazenada de forma irregular em uma residência localizada no bairro Cidade Nova Gapara, em São Luís. A ação foi realizada em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça.
Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais civis encontraram 19 galões plásticos de 20 litros, todos cheios com gasolina e óleo diesel, além de mais de 40 galões vazios e quatro bombonas plásticas de 1.000 litros, também vazias, utilizadas para o armazenamento ilegal de substâncias inflamáveis.
O responsável pelo imóvel foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o material encontrado. Todo o combustível apreendido será encaminhado ao Instituto de Criminalística (ICRIM), onde passará por análise pericial.
De acordo com a Polícia Civil, o caso está sendo investigado como possível prática de crime ambiental e contra a ordem econômica, tipificados no artigo 56 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e no artigo 1º, inciso I, da Lei nº 8.176/91.
A operação foi coordenada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e contou com o apoio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC).