BLOG O MARANHÃO - Tudo que acontece no Maranhão, você ver aqui!

PAULO VICTOR PROPÕE CAMPANHA PARA ESTIMULAR CONTRAÇÃO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA EM SÃO LUIS

Medida alinhada com lei federal pretende criar campanha permanente e reconhecer empresas que promovem equidade de gênero e proteção às mulheres

O selo “Empresa Amiga da Mulher” incentiva as empresas a adotarem práticas que promovem a igualdade de gênero no ambiente de trabalho / Leonardo Mendonça

A Câmara Municipal de São Luís está analisando uma proposta do vereador Paulo Victor (PSB) que busca estimular a inclusão profissional de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O Projeto de Lei nº 08/25 propõe a criação da Campanha Municipal Permanente de Conscientização e Divulgação do selo “Empresa Amiga da Mulher”, criado pela Lei Federal nº 14.682/2023.

O selo “Empresa Amiga da Mulher” tem a finalidade de ajudar a identificar empresas que se comprometem com a causa do combate à violência doméstica e familiar. Para receber o selo, as empresas devem cumprir pelo menos duas das seguintes exigências: reservar 2% das vagas para mulheres em situação de violência doméstica, garantindo o anonimato; ampliar a participação feminina em cargos de liderança; garantir salários iguais para homens e mulheres que exercem a mesma função; e promover ações educativas sobre os direitos das mulheres e a prevenção à violência.

Segundo Paulo Victor, a iniciativa contribui para um ambiente mais seguro e igualitário para as mulheres no mercado de trabalho. “O selo Empresa Amiga da Mulher incentiva as empresas a adotarem práticas que promovem a igualdade de gênero no ambiente de trabalho. Isso é fundamental para criar oportunidades iguais para homens e mulheres”, afirmou.

O projeto de lei está em fase de análise pelas Comissões de Justiça e Assistência Social da Casa Legislativa. A medida está alinhada com a estratégia nacional de combate à discriminação, violência e ao assédio contra as mulheres.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*