Blog O Maranhão -

“Graças a Deus, vencemos a perseguição”, diz deputado Wellington ao destacar vitória do povo no TSE

Nesta sexta-feira (26), o deputado estadual Wellington do Curso destacou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reformou o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e manteve os mandatos dele e do deputado estadual Fernando Braide. Por 4 votos a 3, a Corte afastou a acusação de fraude à cota de gênero na chapa do então Partido Social Cristão (PSC), garantindo a permanência dos parlamentares na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Com a decisão, o TSE anulou o entendimento firmado pelo TRE-MA, que havia reconhecido suposta fraude à cota de gênero, invalidado os votos da legenda e determinado a perda dos mandatos conquistados pelo partido nas eleições proporcionais de 2022.

“Com a bênção de Deus, vencemos a perseguição. A vitória foi do povo do Maranhão que é o verdadeiro dono do mandato. Tentaram nos calar e interromper um trabalho sério, corajoso, independente e comprometido com a população, mas a Justiça prevaleceu. Recebo essa decisão com muita gratidão a Deus e ao povo do Maranhão, que sempre acreditou na verdade. Seguiremos firmes, com ainda mais responsabilidade, fiscalizando, cobrando, denunciando, defendendo os direitos dos maranhenses e honrando cada voto de confiança que recebemos nas urnas”, declarou o deputado Wellington do Curso que agora seguirá se dedicando a reeleição. Agora, filiado ao PSD, que tem como presidente o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Câmara de Paço do Lumiar empossa 10 vereadores suplentes após licenciamento de titulares

Foto Reprodução

A Câmara Municipal de Paço do Lumiar realizou, nesta sexta-feira (26), a posse simultânea de dez vereadores suplentes, após o licenciamento de parlamentares titulares. A cerimônia ocorreu no Palácio Vereador Miércio Martins, sede do Legislativo municipal, e contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.

Assumiram os mandatos os suplentes Fernando Muniz, Ribamar Neto, Arnoldo, Miguel Ângelo, Lilian de Charuto, Drielle da Pindoba, Vagner Sousa, França, Alex do Iguaíba e Edileuza Mendes.

A mudança foi viabilizada pelo licenciamento dos vereadores Leandro Orlete, Bianca Mendes, Carmem Aroso, Rafael Neves, Kamilla Belfort, Paulo Henrique, Mauro Multibancos, Joel Churrasco, Miau Oliveira e Éder Alencar.

A posse simultânea de dez suplentes representa uma das maiores renovações temporárias já registradas no Legislativo municipal. A solenidade reuniu o prefeito Fred Campos, o presidente da Câmara, Fernando Feitosa, os vereadores da Casa e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale.

Durante o evento, as autoridades destacaram a importância do diálogo institucional e da continuidade dos trabalhos legislativos, ressaltando que os suplentes passam a exercer seus mandatos em substituição aos vereadores licenciados.

Orleans Brandão amplia diálogo e projeta investimentos em São Raimundo das Mangabeiras

Em agenda no Sul do Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, visitou obras de infraestrutura e equipamentos públicos em São Raimundo das Mangabeiras, onde ampliou o diálogo com as lideranças locais sobre as demandas do município e os investimentos realizados na região.

Acompanhado do prefeito Accioly Cardoso, Orleans iniciou a agenda pela ponte do Porto do Mamão, importante ligação da zona rural do município onde a antiga estrutura de madeira utilizada por moradores e produtores da região foi substituída.

Durante a visita, moradores relataram os benefícios da obra e destacaram a melhoria na mobilidade e na segurança de quem utiliza diariamente a travessia. “Melhorou mil vezes. Agora a gente passa com muito mais segurança”, afirmou o morador Haroldo Martins.

Na sequência da agenda, Orleans visitou o Hospital de Urgência e Emergência de São Raimundo das Mangabeiras, onde conheceu a estrutura da unidade, os setores de atendimento, a enfermaria, a pediatria e os espaços destinados aos serviços de urgência e emergência.

Durante a visita, o prefeito Accioly Cardoso apresentou as principais demandas da unidade, especialmente relacionadas à ampliação dos serviços de saúde e à necessidade de novos investimentos para fortalecer o atendimento regional.

Orleans também acompanhou a estrutura já existente na unidade, incluindo salas cirúrgicas e espaços preparados para a ampliação dos serviços, além de conhecer a rotina de atendimento dos profissionais e pacientes.

O pré-candidato destacou a importância de conhecer de perto a realidade dos municípios e afirmou que o diálogo com as lideranças e com a população é fundamental para a construção de propostas para um plano de governo.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. O municipalismo é construído ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade”, afirmou.

Ao abordar as demandas apresentadas na área da saúde, Orleans voltou a defender investimentos que ampliem a rede de atendimento na região Sul do Maranhão.

“Precisamos fortalecer ainda mais a saúde da região Sul e aproximar os serviços da população”, declarou.

Astro de Ogum reforça legado de valorização da cultura popular

_Idealizador do Arraial Pertinho de Você, vereador transforma o São João em instrumento de geração de renda e fortalecimento dos grupos folclóricos_

Muito antes de exercer mandato na Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum (PCdoB) já dedicava sua vida à valorização da cultura popular maranhense. Ao lado do trabalho social desenvolvido nas comunidades e da atuação comunitária que marcou sua trajetória política, a defesa das manifestações culturais sempre ocupou um lugar de destaque em sua caminhada.

Como pai de santo e profundo conhecedor das tradições maranhenses, o parlamentar construiu uma história diretamente ligada à preservação da identidade cultural do estado.

Durante décadas, presidiu a Federação Folclórica do Maranhão, atualmente está à frente da Federação de Umbanda e Cultos Afros-FUCABMA, além de comandar a organização de importantes manifestações religiosas e culturais, como a Procissão dos Orixás e a tradicional Festa de Iemanjá, eventos que integram o calendário cultural maranhense.

Essa relação histórica faz com que o São João tenha um significado ainda mais especial. Mais do que um período festivo, representa o encontro entre fé, tradição, cultura e pertencimento, valores que o vereador defende há décadas e que hoje também fazem parte de sua atuação parlamentar.

A abertura oficial do Arraial Pertinho de Você, realizada no sábado (20), coroou semanas de trabalho coordenadas pessoalmente pelo edil. O empenho ficou evidente na noite de São João (24), quando o tradicional cortejo reuniu dezenas de grupos folclóricos e centenas de pessoas em um grande espetáculo de valorização da cultura popular.

Idealizador do evento, Astro acompanha cada etapa da organização, desde a montagem da estrutura e da decoração até a definição da programação artística, garantindo espaço para grupos folclóricos, artistas, mestres da cultura popular e demais fazedores de cultura.

Instalado no coração da Vila Palmeira, o arraial também cumpre uma importante função social e econômica. Durante o período junino, barraqueiros, vendedores ambulantes, artesãos e pequenos empreendedores encontram no evento uma oportunidade de ampliar a renda familiar, enquanto milhares de visitantes movimentam o comércio local.

Em uma comunidade periférica, o impacto vai além da programação cultural. O Arraial promove inclusão social, fortalece a economia popular e gera oportunidades para centenas de famílias que encontram no São João uma importante fonte de trabalho e renda.

“Mais do que realizar uma grande festa, o nosso compromisso é manter vivas as nossas tradições. O São João preserva a identidade do povo maranhense, fortalece os grupos folclóricos, gera renda para centenas de famílias e faz com que esse legado continue sendo transmitido às novas gerações. Por isso eu só tenho a agradecer ao governador Carlos Brandão, por que fomentar a cultura é investir nas pessoas”, destacou Astro de Ogum.

Esse investimento também produz reflexos expressivos na economia do estado. Em 2025, o São João movimentou aproximadamente R$ 415 milhões, impulsionando setores como turismo, hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e economia criativa. A expectativa para 2026 é de novo crescimento, consolidando o período junino como um dos principais motores da economia maranhense.

Ao longo da vida pública, o vereador consolidou três marcas que caminham lado a lado, ou seja, a atuação comunitária, o trabalho social e a defesa da cultura popular. No Arraial Pertinho de Você, esses pilares se encontram em um único propósito, já que tem o condão de ajudar a preservar a identidade do Maranhão, fortalecer quem faz cultura e transformar tradição em oportunidade para milhares de maranhenses.

Em reunião com empresários, Orleans Brandão amplia diálogo com setor produtivo

A construção de propostas para o desenvolvimento econômico do Maranhão foi o tema central do encontro que o pré-candidato a governador Orleans Brandão teve nesta terça-feira (23) com empresários, representantes da indústria e do comércio maranhense, na Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA). O pré-candidato destacou a importância do diálogo com o setor produtivo, apresentou indicadores econômicos do estado e ressaltou que o cenário atual permite maior capacidade de investimentos no estado.

“Como secretário de Assuntos Municipalista, cumpri a missão de percorrer todo o Maranhão para entender as necessidades de cada cidade e buscar as soluções. Foi assim que ajudei o governador Carlos Brandão a levar obras e serviços aos 217 municípios. Agora, como pré-candidato que quer dar continuidade a esse grande trabalho, estamos ouvindo todos os segmentos para construir um bom plano de governo”, declarou Orleans Brandão aos empresários.

O pré-candidato falou do atual cenário econômico do estado destacando que o Maranhão está em segundo lugar em solidez fiscal no país e subiu da letra C para a letra A em capacidade de pagamento, apto a buscar investimentos, estabelecer parcerias e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda. “O Maranhão subiu 10 posições no ranking de gestão pública, temos um porto do Itaqui que bate recorde histórico de movimentação de cargas, oferecemos 2,3 bilhões em isenção fiscal para incentivar a nossa indústria e a geração de empregos. Sabemos que não está tudo resolvido, mas hoje vivemos um novo momento, em condições de dialogar com o setor produtivo e construir propostas de desenvolvimento econômico do nosso estado”, enfatizou.

Reconhecendo a contribuição dada pelo setor produtivo à economia do estado que alcançou um PIB histórico de 4,2 quando a média nacional foi de 1,8, ele reforçou a determinação de continuar incentivando a industrialização do estado, o comércio, o agronegócio e todo o setor produtivo em um futuro governo. “Queremos gerar emprego e renda, dar oportunidade para as pessoas trabalharem. É nisso que eu acredito e esse é o nosso compromisso. E por isso vamos precisar da parceria dos empresários, dos comerciantes, dos produtores. Por isso nos colocamos à disposição para esse diálogo, ouvir as contribuições de vocês para construir o plano de governo que atenda às necessidades dos maranhenses”, concluiu ele.

Três projetos de autoria da deputada Daniella são aprovados na Assembleia e seguem para sanção governamental

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou três importantes Projetos de Lei (PLs) de autoria da deputada estadual Daniella (MDB), voltados ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres maranhenses. As propostas seguem agora para sanção do governador Carlos Brandão.

Entre os projetos aprovados está o que estabelece diretrizes para a implantação do Preparatório Estadual de Negócios para Mulheres Empreendedoras, iniciativa que busca ampliar oportunidades de capacitação e incentivar a autonomia financeira feminina por meio do empreendedorismo.

Também foi aprovado o projeto que determina a divulgação da Lei Federal nº 12.845/2013, conhecida como Lei do Minuto Seguinte, nas unidades da rede pública de saúde do Maranhão. A medida tem como objetivo ampliar o acesso à informação sobre os direitos das vítimas de violência sexual e os serviços de atendimento garantidos pela legislação.

Volta Segura

A terceira proposta aprovada foi o Programa Volta Segura, voltado às mulheres puérperas, que estabelece diretrizes para garantir transporte gratuito, seguro e humanizado no retorno para casa após a alta hospitalar. A iniciativa prioriza mulheres em situação de vulnerabilidade social, com risco clínico ou residentes em áreas de difícil acesso, assegurando mais cuidado e proteção em uma das fases mais delicadas da maternidade.

Para a deputada Daniella, a aprovação das matérias representa mais um avanço na construção de políticas públicas voltadas à proteção, autonomia e dignidade das mulheres. “São três projetos que dialogam diretamente com diferentes realidades enfrentadas pelas mulheres. Estamos falando de oportunidade para empreender, acesso à informação sobre direitos e cuidado às mulheres puérperas em um momento tão delicado quanto o pós-parto. Fico feliz em ver essas iniciativas avançando e se transformando em instrumentos que poderão melhorar a vida de muitas maranhenses”, destacou a parlamentar.

Com a aprovação em plenário, os projetos aguardam agora a sanção do Poder Executivo para que possam ser implementados no estado.

Concita Pinto apresenta projeto para instituir Programa ‘São Luís sem Alagamentos’

A vereadora Concita Pinto (PSB) apresentou à Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei Nº 0118/2026 que institui o Programa Municipal “São Luís sem Alagamentos”, voltado ao planejamento preventivo, limpeza, desobstrução e manutenção do sistema de drenagem urbana da capital. A iniciativa busca fortalecer ações permanentes de prevenção contra alagamentos e enchentes, especialmente, durante o período de estiagem, quando as condições climáticas favorecem a execução de serviços de manutenção.

De acordo com o texto da proposta, o programa tem como principais objetivos prevenir transtornos causados pelas chuvas, assegurar a manutenção de galerias pluviais, bueiros, bocas de lobo, canais e sarjetas, além de reduzir riscos à mobilidade urbana, à saúde pública e à segurança da população. A proposta também prevê maior eficiência e transparência na gestão da infraestrutura urbana do Município.

Segundo a vereadora Concita Pinto, a proposta pretende mudar a forma como o Município enfrenta os problemas relacionados às chuvas. “Precisamos substituir a lógica das ações emergenciais por uma política permanente de prevenção e planejamento. O período de estiagem oferece uma oportunidade estratégica para preparar a cidade e minimizar os impactos das chuvas mais intensas”, afirmou a parlamentar.

O projeto estabelece que o Poder Executivo poderá elaborar anualmente um Plano Preventivo de Drenagem Urbana, preferencialmente, nos meses de menor incidência de chuvas. O documento deverá conter cronogramas de limpeza e desobstrução, mapeamento de pontos críticos de alagamento, identificação de bairros mais vulneráveis e critérios técnicos para priorização das intervenções.

A proposta também prevê integração entre diferentes áreas da Administração Municipal, como Limpeza Urbana, Obras, Infraestrutura, Meio Ambiente, Defesa Civil e Trânsito. Além disso, estão previstas campanhas educativas voltadas ao descarte correto de resíduos sólidos, uma das principais causas de obstrução dos sistemas de drenagem.

Na justificativa do projeto, a autora destaca que dados climáticos apontam forte concentração de chuvas em São Luís entre janeiro e junho, especialmente nos meses de março e abril. Já o segundo semestre apresenta índices pluviométricos mais baixos, o que, segundo a parlamentar, torna esse período ideal para a realização de ações preventivas. “Quando o trabalho de manutenção é realizado com antecedência, os custos emergenciais diminuem e a cidade responde melhor aos eventos climáticos intensos”, argumentou.

O texto cita ainda experiências adotadas em cidades como Jundiaí (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR) e Mossoró (RN), que mantêm programas permanentes de limpeza e manutenção da rede de drenagem urbana. De acordo com a justificativa, essas iniciativas têm contribuído para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos em áreas urbanas.

Caso seja aprovado e sancionado, o programa permitirá a divulgação periódica dos cronogramas de execução dos serviços, dos bairros contemplados e dos relatórios das ações realizadas. Para Concita Pinto, a medida representa um avanço na preparação da capital para o período chuvoso. “São Luís precisa utilizar o tempo de estiagem para planejar, prevenir e proteger a população. Essa é uma medida moderna, responsável e alinhada às boas práticas adotadas em diversas cidades brasileiras”, concluiu.

Orleans Brandão reúne prefeitos de todo o Maranhão em dois dias de diálogos e fortalece a maior aliança municipalista do Maranhão

Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão.

Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Wéverton Rocha.

O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha.

Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades.

Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação.

“Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais”, afirmou Orleans Brandão.

Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão.

“Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades”, frisou.

Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios.

“Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação”, afirmou a prefeita.

Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. “Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.