Blog O Maranhão -

Orleans reforça parceria com segmento evangélico em Paço do Lumiar e São Luís

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.

Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.

Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.

“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.

Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.

A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.
“Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou ela.

Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense

Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.

“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.

Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.

*Programação*

A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.

Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.

*Fomento à economia*

Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço.

O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

*Atrativos*

Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís.

A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arrarial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou.

Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.

*Conforto e Segurança*

O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.

*Sotaques*

Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses agitaram o Arraial da Assembleia.

Orleans Brandão prestigia Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus em Barreirinhas e reforça diálogo com comunidades cristãs

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, neste sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.

Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.

Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.

“Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor.
São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população”, afirmou.

Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade.

Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.

No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.

*Compromisso*

Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.

O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã.

“Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado”, declarou o pastor.

A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. “Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população”, afirmou.

O crescimento não para

Carlos Brandão

Quem conhece a história do Maranhão sabe que nosso estado sempre enfrentou grandes desafios. Nada foi fácil para a nossa gente.
Mesmo em seus primórdios, enfrentando as diversas invasões estrangeiras, a distância do poder central e conflitos internos, lutamos em busca do desenvolvimento pleno com muitas dificuldades.
Mas, com tudo isso, há algumas características que nunca faltaram ao povo maranhense. E não é difícil citar: a capacidade de seguir em frente, de acreditar. A sua resiliência.
Ao longo dos últimos três anos e meio, temos feito uma gestão municipalista em sua essência. Percorremos todo o estado, levando obras, ações e, principalmente, conversando com trabalhadores, agricultores, comerciantes, estudantes e tantas outras irmãs e irmãos que lutam diariamente para construir uma vida melhor para suas famílias.
Essas conversas reforçam uma convicção: o Maranhão tem potencial para crescer e oferecer, cada vez mais, oportunidades para sua população.
É justamente com esse propósito que temos trabalhado. Desde 2023, nossa economia tem mantido uma trajetória de crescimento consistente. Resultado de planejamento, de diálogo e de um esforço permanente para criarmos um ambiente mais favorável aos investimentos e, por consequência, à geração de empregos.
Oferecendo segurança jurídica, garantimos estabilidade, previsibilidade e respeito às regras a quem deseja investir. Isso tem ajudado o Maranhão a atrair novos negócios e a fortalecer empresas que já atuam aqui.
Essa forma de atuar tem gerado resultados. Hoje o estado registra a menor taxa de desemprego do Nordeste, com 6,9%. São mais de 2,6 milhões de maranhenses trabalhando, produzindo e contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado. A renda dos trabalhadores também vem crescendo, o que ajuda a movimentar a economia.
E as previsões seguem sendo otimistas. O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), estima que nossa economia cresça 3,6% em 2026, mantendo a trajetória de expansão observada nos últimos anos.
Outro dado que merece ser destacado é o avanço no desenvolvimento humano. Pela primeira vez, o Maranhão alcança o patamar de alto desenvolvimento humano, com a marca de 0,745 no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Número que representa melhoria concreta nas condições de vida das pessoas.
Mas as boas notícias continuam. O Porto do Itaqui, por exemplo, vem registrando resultados históricos, consolidando sua posição como um dos mais importantes portos públicos do país e como segundo maior corredor de exportação de soja do Brasil.
Como já destacado, logo no início: os desafios existem. Ainda são muitos e jamais podem ser ignorados. Mas o que estamos construindo nos faz acreditar que seguimos o caminho certo. Um caminho que não pode ser desviado.
Afinal, a estrada é longa. O mais importante é que temos muitas razões para olhar adiante com confiança – fruto do esforço de uma equipe compromissada, que trabalha com transparência.
Os resultados que alcançamos estão aí para qualquer um conferir. Ninguém pode negar os passos que conquistamos em respeito a quem nos confiou essa missão.
Afinal, o maior patrimônio do Maranhão continua sendo o seu povo. É ele que carrega aquelas características citadas. E é por ele que seguimos trabalhando e avançando.

*Governador do Maranhão

Com sucesso de público, Astro de Ogum inaugura o arraial Pertinho de Você

_A noite reuniu famílias, visitantes e grupos culturais em uma celebração marcada pela tradição, fé e valorização da cultura popular_


A Vila Palmeira viveu uma noite especial neste sábado (20). Idealizado pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB), o Arraial Pertinho de Você abriu oficialmente sua programação que vai até o próximo dia 12, reunindo centenas de pessoas no Parque Folclórico da comunidade. Famílias inteiras, moradores de diversos bairros e visitantes ocuparam o espaço para prestigiar uma programação que transformou o local em um grande palco de celebração da cultura popular maranhense.

Muito além das apresentações culturais, o arraial se consolidou logo em sua primeira noite como um espaço de encontro entre gerações. Crianças, jovens e idosos compartilharam o mesmo ambiente, fortalecendo laços comunitários e reafirmando a importância das manifestações populares na preservação da identidade cultural do Maranhão.

Ao recepcionar o público, Astro de Ogum destacou que o evento foi pensado para aproximar as pessoas da cultura, fomentar a economia local e, ainda, fortalecer tradições que atravessam gerações.

“O São João do Maranhão é um patrimônio do nosso povo. O que se vê aqui é o resultado da dedicação de centenas de brincantes, artistas e fazedores de cultura que mantêm viva essa tradição. Nosso papel é criar oportunidades para que essa riqueza continue chegando às comunidades”, afirmou.

*ENCANTO QUE ATRAVESSA FRONTEIRAS:*
Entre os visitantes estava a professora Ana Cláudia Nascimento, de Fortaleza (CE), que visita São Luís pela primeira vez durante o período junino. Encantada com a festa, ela destacou a diversidade cultural encontrada no arraial.

“Já conhecia o São João por vídeos e reportagens, mas viver isso pessoalmente é completamente diferente. É uma riqueza cultural impressionante e uma energia que contagia qualquer pessoa”, relatou.

Moradora do Caratatiua, Francisca Ribeiro de Sousa acompanhou as apresentações ao lado dos familiares e comemorou a realização do evento no bairro. “A gente sente orgulho de uma festa tão bonita. É uma oportunidade para reunir os amigos, rever pessoas conhecidas e valorizar aquilo que faz parte da nossa história. O espaço tá lindo e seguro, o vereador está de parabéns”, disse.

*CULTURA, FÉ E TRADIÇÃO:*
A programação contou com apresentações da Dança Portuguesa Aliança Portuguesa do Bairro de Fátima, Cacuriá do Jhon, Bumba Meu Boi Encanto Serranense, show da cantora Eugênia Miranda e dos bois Tremor da Campina, Ribamar e Unidos de Santa Fé.

Outro ponto que chamou a atenção do público foi a Tribuna do Divino, espaço tradicional mantido por Astro de Ogum há mais de duas décadas. Com a presença do Imperador e da Imperatriz do Divino Espírito Santo, além das caixeiras, o local tornou-se um dos cenários mais visitados e fotografados da noite, reforçando a forte ligação entre religiosidade e cultura popular.

A grande presença de público confirmou a receptividade da comunidade ao projeto e demonstrou que o Arraial Pertinho de Você já conquistou seu espaço no calendário junino da região. A programação prossegue neste domingo (21), a partir das 19h, com novas atrações culturais e folclóricas.

Orleans Brandão reúne lideranças e apoiadores em ato político em Davinópolis

O pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta sexta-feira (19) em Davinópolis, em encontro promovido pelo prefeito Zé Pequeno. Com eles estiveram lideranças, vereadores e muitos apoiadores, em uma recepção marcada pelo entusiasmo e pela presença de representantes da Região Tocantina.

Durante o encontro, Orleans defendeu a importância da relação próxima com os gestores municipais e afirmou que esse diálogo permanente tem sido fundamental para garantir respostas rápidas às demandas da população.

 

“Eu não esperei o ano eleitoral para vir a Davinópolis entregar obras que mudam a vida das pessoas. Trouxemos a Estação Tech, o Viva Procon, a escola militar e pavimentação. Temos convicção de que este é o caminho certo, pois acredito na política do diálogo, da presença física e da parceria direta com os prefeitos para resolver os problemas reais do nosso povo”, declarou.

Ao receber o pré-candidato, o prefeito Zé Pequeno lembrou o histórico de ações realizadas em parceria com o Governo do Estado e os investimentos que chegaram ao município nos últimos anos. Para ele, a atuação de Orleans tem sido decisiva para aproximar as demandas das prefeituras das ações desenvolvidas pelo Estado.

“O homem é bom e tem sido acessível. Ele esteve todo o tempo ao lado do governador Brandão, conhece os problemas de todos os municípios e é um homem que está aqui para fazer história. Davinópolis está pronta para este projeto, porque sabe quem realmente trabalha e entrega resultados para a nossa população”, afirmou.

Ao falar sobre sua trajetória, Orleans ressaltou que a experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas lhe permitiu conhecer de perto a realidade dos 217 municípios maranhenses. Ao colocar seu nome à disposição para disputar o Governo do Estado, afirmou que pretende manter o ritmo de investimentos, ampliar oportunidades e fortalecer a parceria com as prefeituras.

“Eu sou empresário, pai de família e alguém que recebeu a missão de andar o Maranhão e ouvir as pessoas. Não parei um dia sequer, buscando trazer recursos e obras que melhoram a vida dos maranhenses. Agora, coloco meu nome à disposição para continuarmos esse trabalho, gerando emprego, renda e oportunidades, sempre com a convicção de que o povo do Maranhão quer seguir avançando com segurança e seriedade”, pontuou.

Também participaram do encontro a deputada estadual Janaína Lima, o deputado estadual Antônio Pereira, o pré-candidato a deputado estadual e ex-secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, a pré-candidata a deputada federal Raymara Lima, o prefeito de Ribeirãozinho do Maranhão, Flávio Soares, o pré-candidato a deputado federal pastor Célio Henrique, o presidente da Câmara Municipal, Jolimar da Silva, além de vereadores, ex-prefeitos e lideranças religiosas.

Vereador Marquinhos cobra agilidade na aprovação do Passe Livre Estudantil em São Luís

O vereador Marquinhos (União Brasil) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, durante a sessão desta terça-feira (16), para defender a aprovação do projeto do Passe Livre Estudantil. Na ocasião, o parlamentar solicitou que todos os vereadores passem a integrar a proposta e pediu celeridade na tramitação para que o texto seja encaminhado ao Executivo Municipal para sanção.

Segundo Marquinhos, a medida seria um avanço social para milhares de famílias ludovicenses que enfrentam dificuldades com os custos do transporte escolar. “Que a prefeita Esmênia Miranda possa sancionar, para que já no próximo ano as famílias que necessitam possam usufruir. É um projeto de grande alcance social e que contribui com a qualidade da educação de São Luís”, afirmou.

O vereador também destacou que o Passe Livre Estudantil já é uma realidade em diversas cidades brasileiras, o que demonstra a viabilidade da proposta para São Luís. Para ele, a aprovação do projeto reforça o compromisso do Legislativo com pautas que impactam diretamente a população. “Precisamos mostrar para a sociedade que a Câmara está fazendo sua parte e que o projeto foi aprovado”, enfatizou.

A manifestação recebeu apoio de outros parlamentares. O vereador Raimundo Penha (PDT) declarou que está à disposição para colaborar com a iniciativa e lembrou que acompanha de perto a discussão sobre o tema. Ele ressaltou sua participação em audiências públicas relacionadas à Lei de Zoneamento e afirmou ser um entusiasta da implantação do Passe Livre Estudantil na capital maranhense.

Também durante o debate, o vereador Octávio Soeiro (PSB) confirmou apoio à proposta e destacou sua participação nos procedimentos que contribuíram para o andamento do projeto. Segundo ele, a Câmara Municipal já cumpriu sua parte ao viabilizar as condições necessárias para a implementação da política pública.

Para Octávio Soeiro, a próxima etapa depende da atuação do Poder Executivo. “O papel da Câmara foi cumprido e agora cabe ao Executivo Municipal atuar para colocar em prática o projeto”, declarou o parlamentar, ao defender a continuidade das ações voltadas à efetivação do benefício.

O Passe Livre Estudantil ganhou reforço institucional em fevereiro deste ano, quando a Câmara Municipal incluiu recursos destinados ao programa tanto na Lei Orçamentária Anual quanto no Plano Plurianual (PPA). Ao todo, foram assegurados mais de R$ 15 milhões por meio de recursos diretos e emendas parlamentares para financiar a iniciativa.

Entre os marcos recentes da implementação da política pública estão a criação de uma rubrica específica de R$ 15 milhões pela Comissão de Orçamento da Câmara e a destinação de emendas parlamentares individuais para fortalecer o caixa do programa.

Líderes do União Brasil reafirmam lealdade à pré-candidatura de Orleans Brandão

O presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, e o dirigente estadual do partido no Maranhão, deputado Pedro Lucas Fernandes, receberam o pré-candidato a governador Orleans Brandão em Brasília, nesta quarta-feira (17), para reafirmar total apoio da legenda à sua pré-candidatura. Eles fizeram questão de destacar o compromisso de manter a lealdade ao projeto político que dará continuidade ao processo de desenvolvimento que vive o Maranhão.

“Estamos recebendo o próximo governador do Maranhão com muito entusiasmo. Fizemos nosso compromisso com ele já no ano passado e estamos aqui, hoje, reafirmando nosso apoio à sua candidatura. Orleans, conte conosco: o União Brasil seguirá com você, com toda força e todo espírito de vitória”, afirmou Antônio de Rueda.

Dirigente estadual do União Brasil, Pedro Lucas enfatizou que ele e seu grupo sempre estiveram ao lado de Orleans Brandão e continuarão determinados em apoiar e trabalhar para que ele possa dar continuidade aos avanços conquistados no Maranhão nos últimos anos. “Compromisso é para ser honrado. Por isso, estamos aqui reafirmando nosso apoio a esse projeto vitorioso que com certeza o povo do Maranhão vai abraçar”, declarou o deputado.

Orleans Brandão agradeceu aos líderes do União Brasil pela confiança e lealdade, reafirmando sua convicção na vitória: “Agradeço ao presidente Rueda pela confiança, e ao amigo Pedro Lucas, que sempre esteve com a gente, pela lealdade. Obrigado pelo apoio para que possamos continuar esse grande trabalho pelo povo do Maranhão. O governador Carlos Brandão já implantou grandes programas, com ele o estado já avançou e tenho certeza que podemos avançar muito mais. Vamos seguir juntos para uma grande vitória!”