A vereadora Professora Magnólia (União Brasil) protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 286/25, que trata sobre a criação e implementação do programa “Fisioterapia Preventiva”, nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luís.
De acordo com a vereadora, por meio da atuação de profissionais de fisioterapia nas escolas, será possível prevenir doenças musculoesqueléticas, posturais e outras condições que possam afetar a saúde e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
“A iniciativa visa não apenas identificar precocemente e intervir em problemas já existentes, mas principalmente prevenir o surgimento dessas condições, educando os alunos para o autocuidado e a adoção de um estilo de vida mais ativo e consciente. Ao investir na fisioterapia preventiva nas escolas, o município de São Luís investirá na saúde a longo prazo de seus jovens, contribuindo para uma geração com menos dores, mais mobilidade e maior qualidade de vida, além de reduzir custos futuros com tratamentos de reabilitação”, justificou Professora Magnólia.
O projeto de lei prevê a realização de avaliações posturais e ergonômicas, palestras educativas e oficinas, orientações individuais e em grupo, exercícios preventivos e alongamentos e, ainda, encaminhamento para atendimento especializado, quando se fizer necessário.