_Com o apoio do Sebrae, roteiro estruturado no Polo Floresta dos Guarás transforma vivências quilombolas em experiências turísticas sustentáveis e autênticas e é reconhecido como referência nacional._

Comunidade Quilombola de Cumum, em Guimarães, é referência nacional em afroturismo.
A força da ancestralidade negra, das tradições culturais e do modelo de gestão do turismo de base comunitária da cidade de Guimarães, localizada no Litoral Ocidental Maranhense, ganhou destaque no Brasil. A Rota Quilombos de Guimarães, estruturada com apoio do Sebrae, é semifinalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025, uma das premiações mais importantes do turismo nacional, promovida pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.
O roteiro turístico é resultado direto do trabalho de fortalecimento da governança promovido pelo Sebrae, por meio da Estratégia Territórios Empreendedores com o Programa Líder: ações em movimento e da atuação da Agente de Roteiros Turísticos, do Sebrae. A iniciativa conta com parcerias estratégicas entre o Sebrae, o poder público municipal e estadual, além da atuação do Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás), que também é uma organização resultante das ações do Líder.
Composta por sete comunidades quilombolas entre a sede de Guimarães e a paradisíaca Praia de Araoca, a Rota Quilombos de Guimarães oferece experiências autênticas que misturam religiosidade, ancestralidade africana, gastronomia típica e vivências comunitárias. A Comunidade de Cumum, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares como remanescente de quilombo, é o grande destaque do percurso.

O tambor ecoa a força da ancestralidade, as manifestações culturais são parte viva da experiência turística.
*Turismo como instrumento transformador*
A Comunidade Quilombola de Cumum passou por um processo transformador desde que começou a integrar o projeto ART (Agente de Roteiros Turísticos) do Sebrae, em 2023. Com ações voltadas para a valorização da cultura local, geração de renda e desenvolvimento sustentável, a comunidade viu surgir novas oportunidades por meio do turismo.
“Desde 2023, trabalhando como agente de roteiros turísticos, vi o quanto a comunidade evoluiu, especialmente com a produção dos biscoitos artesanais de tapioca. A Aline Martins é hoje um exemplo de liderança feminina. Com a chegada da estrada ligando a sede à Praia de Araoca, somada ao trabalho do Sebrae e ao incentivo do poder público municipal e estadual, a realidade da comunidade mudou. A comunidade entendeu que são verdadeiros guardiões da floresta e trabalham de forma sustentável, preservando sua cultura, história, saberes e fazeres, cuidando do meio ambiente”, destacou Roseane Maia, Agente de Roteiros Turísticos, do Sebrae.
Aline Martins, que lidera o grupo Mulheres em Ação, transformou a produção artesanal de biscoitos em uma fonte de renda que hoje é símbolo da identidade local. A iniciativa já foi apresentada em eventos como a ABAV Expo e integra o roteiro turístico com o tradicional “Café com Prosa”, que proporciona aos visitantes uma imersão na cultura e nos sabores e saberes quilombolas.
“O turismo nos deu muito mais do que imaginávamos que era possível, o trabalho do Sebrae realmente fez a diferença. A Roseane trabalha conosco esse tempo todo como agente de roteiros turísticos e quando ela sugeriu nossa participação… confesso que não acreditei que poderíamos chegar tão longe, me sinto orgulhosa, feliz por ver tudo o que conquistamos e esperançosa com o futuro,” celebrou.
*Roteiro marcado pela ancestralidade, natureza e identidade*
O roteiro começa com uma visita à Praia de Araoca, seguida de paradas em comunidades quilombolas como Damásio e Cumum. Os turistas participam de vivências culturais, degustam a culinária típica, como o Café Quilombola, e presenciam manifestações culturais como tambor de crioula, festas religiosas e rodas de capoeira.
“O turismo de base comunitária está ganhando destaque porque promove desenvolvimento sem apagar a identidade dos povos tradicionais. Guimarães hoje é evidência viva disso”, afirmou Antônio Marcos, integrante da ADETUR Guarás. “Ainda temos muito a fazer, mas estar entre os semifinalistas do Prêmio Braztoa é um marco. Há pouco tempo, isso era impensável,” disse ele.
*Reconhecimento e visibilidade nacional* – Além da semifinal no Prêmio Braztoa, a Rota Quilombos de Guimarães foi uma das experiências selecionadas pelo Ministério do Turismo e pela UNESCO para integrar o Guia do Afroturismo no Brasil, que reúne 43 roteiros culturais afro-brasileiros. A inclusão destaca a rota como modelo de turismo responsável e inclusivo, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O reconhecimento é reflexo direto da estratégia do Sebrae no Maranhão, que tem atuado fortemente nos territórios turísticos com programas como o Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e o Programa Líder, integrando inovação, sustentabilidade, cultura e economia criativa como pilares do desenvolvimento local.
“Primeiramente queremos parabenizar as comunidades de Guimarães que participaram do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Através do trabalho do Agente de Roteiros Turísticos do Sebrae no Caminho dos Guarás, em especial no município, conseguimos avanços significativos. Isso mostra mais uma vez o potencial turístico da nossa região”, concluiu Rosa Amélia Borges, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro.