A diretora Susan Lucena informou, no programa, que, além do acolhimento, alojamento, apoio, defesa dos direitos e assistência legal, a Casa da Mulher oferta cursos de capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho

Márcia Carvalho recebeu Susan Lucena para o café
O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, recebeu nesta última quinta-feira (17), a diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, Susan Lucena. Ela fez um balanço sobre o funcionamento dos serviços do sistema de defesa e proteção dos direitos da mulher na sociedade maranhense.
Na conversa com a jornalista e apresentadora Márcia Carvalho, Susan Lucena disse que a Casa da Mulher Brasileira, cujos atendimentos iniciaram-se no dia 2 de outubro de 2017, tem um histórico de luta no Maranhão no combate à violência doméstica e familiar.
“Mais do que um espaço de proteção e suporte às assistidas, nós somos uma instituição onde também são desenvolvidas iniciativas para auxiliar a retomada das mulheres na sociedade, após o rompimento do ciclo de violência”, afirmou Susan Lucena.
Ela explicou que, por meio de cursos de capacitação, são ensinadas lições de empreendedorismo, marketing e encaminhamento para o mercado de trabalho.
Medo
Susan Lucena observou que o medo pode ser o principal motivador para a vítima permanecer em um relacionamento abusivo. Neste sentido, a Casa da Mulher Brasileira oferece um espaço seguro em um momento que a vida está em risco até dentro das residências.
O alojamento de passagem oferece esse acolhimento enquanto as mulheres aguardam o deferimento da Medida Protetiva de Urgência.
Susan Lucena frisou que a Casa da Mulher Brasileira integra a rede de proteção à mulher, que concentra em um mesmo espaço todos os órgãos de atendimento à mulher vítima de violência de gênero: Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT+ da Defensoria Pública, 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Promotoria da Mulher, Alojamento de Passagem (com atuação da Guarda Municipal), Patrulha Maria da Penha, Departamento de Feminicídio, Delegacia da Mulher, Coordenadoria Estadual das Delegacias Especiais da Mulher, Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência e Biblioteca Maria da Penha.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).