O presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor, realizou, na noite desta quinta-feira (07), no Convento das Mercês, uma reunião com mães, pais e responsáveis pelos alunos dos projetos Madre Dança e Jovens Atletas. No encontro, ele anunciou a expansão de ambas as iniciativas, que vêm ganhando força e transformando vidas na capital maranhense.
“Temos como missão fortalecer vidas, começando pela base: as crianças. Acreditamos que, com fé, cuidado, educação e amor, cada criança pode crescer sabendo que é valiosa, capaz e vitoriosa. Queremos formar não só cidadãos, mas também corações curados, mentes livres e futuros transformados. Abrimos hoje 100 vagas de ballet para a região da Cidade Operária, E outras 30 para atletas de Triatlon. Deus está sustentando o nosso futuro”, afirmou Paulo Victor.
*Projeto Madre Dança: arte e inclusão ao alcance de mais crianças.*
O Madre Dança nasceu com o propósito de levar aulas de ballet para crianças que, até então, não tinham acesso a essa forma de expressão artística. Atualmente a iniciativa funciona em três núcleos, nos bairros da Madre Deus, São Cristóvão e Cohab, atendendo cerca de 150 crianças de 3 a 13 anos.
“A gente como mãe, pai, participar, interagir, conhecer, ter o feedback, é importante acompanhar nossas crianças, saber como está o desempenho delas, conhecer os professores. Então é muito importante para ver a evolução das crianças”, ressaltou Jaqueline Araújo.
*Projeto Jovens Atletas: esportes para formar cidadãos*
Já o Jovens Atletas tem como missão oferecer aulas esportivas de triatlo — natação, corrida e ciclismo — para jovens de 10 a 17 anos. “Esse projeto vai muito além da prática física. Ele ensina disciplina, cria rotina, fortalece o corpo e a mente. E mais: salva vidas. Porque um jovem ocupado com esporte está distante do caminho das drogas, da violência, da exclusão”, destacou Paulo Victor.
*Compromisso com arte, esporte e inclusão*
Durante a reunião, o vereador destacou a importância desses projetos como instrumentos de transformação social. A expansão do Madre Dança para o núcleo Cidade Operária reafirma o compromisso de levar cultura e arte aos bairros de São Luís. Ao mesmo tempo, o Jovens Atletas reforça o poder do esporte para formar cidadãos conscientes, disciplinados e saudáveis.
Mães e pais presentes elogiaram a iniciativa, destacando como os dois projetos têm contribuído para o desenvolvimento integral de seus filhos — tanto nas habilidades motoras quanto na autoestima e na disciplina.
“É algo diferenciado. Fazendo pessoas que trabalham com esse projeto, igual Paulo Victor tá fazendo, dá oportunidade para que amanhã ou depois possa ter um futuro melhor”, destacou João Batista, pai.