Chamou atenção da classe política do Maranhão, nesta sexta-feira, a presença de duas figuras em destaque no cenário estadual e nacional dividindo o mesmo palco em São Mateus do Maranhão: o ex-ministro das Comunicações e atual deputado federal Juscelino Filho, e o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, nome que vem sendo ventilado como um dos potenciais sucessores do governador Carlos Brandão.
A leveza e a receptividade com que Orleans tem se apresentado aos agentes políticos maranhenses têm despertado interesse e fortalecido seu nome nos bastidores. E a presença ao seu lado de Juscelino, uma das lideranças mais influentes do Maranhão em Brasília, foi vista como um sinal claro de que uma grande aliança pode estar se desenhando.
O encontro aconteceu durante a inauguração de dois importantes equipamentos públicos em São Mateus do Maranhão: o Restaurante Popular, implantado pelo Governo do Estado em parceria com o município, e o novo Centro TEA+, espaço voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, sob responsabilidade direta da Prefeitura de São Mateus, gestão do prefeito Miltinho Aragão.
A movimentação em São Mateus, portanto, vai além das inaugurações locais. Foi também um recado simbólico: de que há novas peças se posicionando com habilidade no xadrez político de 2026.