Blog O Maranhão -

São Luís: praias mais limpas para a nova sereia

Carlos Brandão*

Quando sentei para escrever o artigo desta semana, a primeira ideia foi falar sobre o início do terceiro maior Carnaval do Brasil. A festa já toma conta da cidade, atrai gente de todo canto e movimenta São Luís.
Mas, como a agitação está só começando, resolvi deixar esse tema para mais adiante e olhar para outras ações.
Em vez do som dos tambores, vamos falar de obras. Algumas que nem aparecem como um trio elétrico, mas melhoram o dia a dia das pessoas e que fazem parte de um planejamento pensado com calma, olhando não só para o agora, mas para o futuro da nossa capital. Um trabalho que deixa legado e prepara São Luís para as próximas gerações.
Depois de muito estudo, diálogo com a comunidade e uma execução criteriosa, entregamos a nova Praça do Sol, na Ponta d’Areia. Um espaço que faz parte da história afetiva e da rotina de muitos ludovicenses. Em uma área de cerca de 25 mil metros quadrados, a praça foi completamente revitalizada.
Ganhou nova iluminação, acessibilidade, áreas de convivência, academia ao ar livre, playground, espaço para pets, novo posto policial e uma praça de alimentação organizada, com 36 bares e restaurantes e 11 quiosques para venda de água de coco.
Tudo foi pensado para que as famílias possam voltar a ocupar o espaço com conforto, segurança e tranquilidade. A nova escultura da sereia, assinada pelo artista maranhense Sereno, resgata uma lembrança que atravessa gerações e devolve à Ponta d’Areia um de seus símbolos mais marcantes.
A cidade ganha um novo cartão-postal. Em uma área valorizada da cidade, a praça reafirma que os espaços públicos são essenciais para garantir acesso ao lazer e ao bem-estar, independentemente da condição social.
Mas cuidar da cidade não é apenas fazer o que os olhos veem. Há um trabalho que acontece longe das fotos, mas que muda a vida das pessoas de forma profunda. Por isso, nesta mesma semana, autorizamos um dos maiores investimentos em saneamento da história de São Luís.
Demos início às obras de implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário da capital, na etapa que contempla os sistemas São Francisco e Vinhais.
São mais de R$ 75 milhões, em parceria com o governo federal, para ampliar em cerca de 40 quilômetros a rede de esgoto, construir três novas estações elevatórias e levar mais de 3.600 novas ligações domiciliares a mais de 30 bairros de São Luís.
Essa iniciativa se soma a outras obras que vêm sendo executadas desde o início do nosso governo, como os investimentos na Estação de Tratamento de Esgotos do Bacanga, as intervenções na Avenida dos Africanos, que ampliam a coleta em bairros como Coroado e João Paulo; além da Estação de Tratamento de Esgoto do Anil, que já foi entregue, entre tantas outras ações, só para citar a capital.
Com o novo sistema queremos eliminar, das praias de São Luís, aquelas placas que ostentam a informação “imprópria”, que tanto nos incomodam. Saneamento é saúde pública, é cuidado com o meio ambiente e é respeito com as pessoas.
Essas obras reduzem a poluição, melhoram a balneabilidade das praias, fortalecem o turismo e ainda geram emprego e renda.
Governar é, todos os dias, fazer escolhas responsáveis.
Enquanto o Carnaval se aproxima e a cidade se envolve na festa, seguimos trabalhando em várias frentes para garantir uma São Luís melhor hoje e ainda mais preparada para o futuro. São obras que nem sempre aparecem na foto, mas que fazem diferença real na vida dos maranhenses.

*Governador do Maranhão

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*