Recentemente, São Luís sediou mais uma edição da Semana do Orgulho LGBTQIA+. O evento foi marcado por debates, seminários e manifestações culturais que ressaltaram a importância da luta por direitos e da visibilidade da comunidade no Maranhão.
A abertura ocorreu na Fábrica Santa Amélia (UFMA), com destaque para o Seminário Municipal LGBTQIA+, que reuniu representantes de órgãos públicos, movimentos sociais e entidades civis para discutir os desafios da implementação de políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+.
Na ocasião, a psicóloga e ativista social Raíssa Mendonça, diretora da Casa Floreser Maranhão e que também é assessora do vereador Astro de Ogum, atuou como coordenadora de mesa no painel “Apresentação da Política Estadual LGBTQIA+: como estar organizada no estado. Como descentralizar e Municipalizar”. Sua intervenção reforçou o compromisso com a defesa da cidadania e o combate à LGBTfobia.
Em sua fala, Raíssa destacou que o evento vai além da celebração. “A alegria que marca este momento também é resistência, visibilidade e reafirmação da nossa cidadania. É um chamado à sociedade para o respeito e inclusão”, pontuou.
A programação se estendeu durante uma semana, encerrando no domingo (31) com o retorno da Parada LGBTQIA+ à Avenida Litorânea, ausente em 2024 por falta de apoio. A edição deste ano teve caráter especial por celebrar os 20 anos da primeira Parada no Maranhão, consolidando uma trajetória histórica de resistência e conquistas.