BLOG O MARANHÃO - Tudo que acontece no Maranhão, você ver aqui!

Vereador Astro de Ogum comanda reunião e ajusta detalhes para a tradicional Procissão dos Orixás

Como acontece há mais de cinco décadas, o vereador Astro de Ogum (PCdoB), que também é pai de santo, recebeu no Terreiro Ogum com Iansã, no Barreto, centenas de pais, mães, filhos e filhas de santo. O encontro, realizado ontem(05), definiu os últimos detalhes da Procissão dos Orixás, que acontece segunda-feira (08), quando São Luís completa 413 anos de fundação.

O evento é organizado pela Federação de Umbanda e Culto Afro-Brasileiro do Maranhão (Fucabma), com apoio do vereador, da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado. Através do apoio do poder público, o edil assegura toda a logística necessária, incluindo transporte, decoração, alimentação e indumentárias.

A concentração está marcada para as 17h, na Praça Pedro II, sede dos Poderes Executivos estadual e municipal. De lá, o cortejo seguirá pelas ruas do Centro Histórico até a Igreja do Desterro, onde será encerrado com uma salva de tambor.

Como acontece anualmente, centenas de vasos com água de cheiro e rosas brancas serão distribuídos aos participantes. No final do percurso, em um gesto carregado de simbolismo, os objetos serão quebrados para lavar a escadaria da Igreja do Desterro, representando purificação, fé e renovação espiritual.

A Rua 28 de Julho também estará ornamentada com balões azuis e brancos, como contribuição da comunidade do Desterro para abrilhantar a celebração.

Ao longo do trajeto, além de festejar a fundação da cidade, os adeptos reverenciam Dom Luís, Rei da França, figura que inspira a entidade homenageada e Nossa Senhora da Vitória, padroeira de São Luís.

A Procissão dos Orixás acontece há mais de meio século e atrai não apenas os adeptos das religiões de matriz africana, mas também turistas, professores, pesquisadores e estudantes, consolidando-se como expressão de fé, cultura e identidade.

No encontro, além de agradecer a presença de todos, o vereador ressaltou a grandeza do encontro. “ A Procissão dos Orixás é mais do que um ato religioso. É resistência, identidade cultural e também é política, porque reafirma o apoio e respeito do Poder Público às religiões de matriz africana. Este ano, quando São Luís celebra 413 anos, evidenciamos que nossas tradições resistem, renovam-se e continuam firmes”, enfatizou.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*