Blog O Maranhão -

Nota de solidariedade à deputada Mical Damasceno e de repúdio ao tratamento dispensado pela SMTT de São Luís

A Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão manifesta solidariedade à deputada estadual Mical Damasceno e repudia o tratamento dispensado à parlamentar durante episódio ocorrido nas dependências da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT).

As informações e registros divulgados indicam situação de constrangimento e ambiente incompatível com o tratamento institucional que deve ser assegurado a qualquer representante legitimamente eleito pelo povo, especialmente quando no exercício de suas atribuições parlamentares.

Independentemente de divergências políticas ou administrativas, o respeito entre instituições constitui princípio essencial do Estado Democrático de Direito. Quando se cria qualquer embaraço ao exercício do mandato parlamentar, não se atinge apenas a autoridade individual da deputada, mas também a representação popular que ela exerce perante a sociedade maranhense.

A Assembleia Legislativa do Maranhão reafirma que não aceitará restrições indevidas, intimidações ou obstáculos ao livre exercício da atividade parlamentar. A fiscalização dos atos do poder público integra as competências constitucionais do Poder Legislativo e representa instrumento legítimo de controle e defesa do interesse público.

Todos os órgãos públicos — inclusive administrações municipais e suas estruturas administrativas — devem atuar com transparência, urbanidade e respeito institucional nas relações com os representantes eleitos.

Esta Presidência reafirma que diferenças políticas ou posicionamentos distintos jamais podem justificar tratamento incompatível com a dignidade institucional do mandato parlamentar.

A deputada Mical Damasceno conta com a solidariedade e o apoio institucional da Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. O respeito ao mandato parlamentar representa, em última instância, respeito à soberania popular.

Deputada Iracema Vale
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Indicação de Edivaldo Jr. fortalece presença de Orleans Brandão em São Luís e amplia estratégia eleitoral da chapa

A possível composição da chapa majoritária liderada por Orleans Brandão com o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, como candidato a vice-governador, representa um movimento de grande impacto político para o projeto governista no Maranhão, especialmente no desafio de ampliar presença e competitividade na Grande São Luís.

Caso confirmada, a aliança une dois perfis considerados complementares dentro da construção eleitoral. Enquanto Orleans intensifica sua agenda de interiorização e fortalecimento regional, Edivaldo entra como um nome com forte identificação junto ao eleitorado da capital e dos municípios do entorno, agregando experiência administrativa, capilaridade política e reconhecimento consolidado.

O anúncio da composição está previsto para acontecer no dia 04 de julho, na região Itaqui-Bacanga, uma das áreas mais populosas e politicamente estratégicas de São Luís.

Advogado por formação, Edivaldo Holanda Júnior construiu trajetória no Legislativo e no Executivo. Foi vereador de São Luís, deputado federal e comandou a Prefeitura da capital por dois mandatos consecutivos. Sua eleição em 2012 e a reeleição em 2016 consolidaram seu espaço político e fortaleceram sua presença junto ao eleitorado ludovicense.

Entre os fatores que ampliam sua relevância para a chapa está justamente sua inserção histórica na Grande São Luís — região que concentra o maior colégio eleitoral do Maranhão e costuma apresentar disputas mais competitivas e pulverizadas. Ao longo dos anos na administração municipal, Edivaldo estabeleceu diálogo com lideranças comunitárias, representantes de diversos segmentos sociais, entidades religiosas e setores organizados da sociedade.

Outro elemento apontado como estratégico é sua capacidade de comunicação e perfil de interlocução. Com discurso moderado e histórico de diálogo político, Edivaldo construiu presença pública que alcança diferentes setores do eleitorado, característica considerada relevante em uma eleição estadual.

Sua experiência parlamentar também amplia o repertório institucional da composição. A passagem pela Câmara Municipal e pela Câmara dos Deputados contribuiu para ampliar sua articulação entre diferentes esferas de governo e consolidar conhecimento sobre gestão pública.

No campo político-eleitoral, a entrada de Edivaldo pode representar para Orleans uma ampliação da capacidade de diálogo justamente em uma região decisiva para qualquer projeto ao Governo do Maranhão. A combinação entre presença no interior e fortalecimento na Grande São Luís surge como um dos pilares da estratégia governista para o próximo pleito.

Se oficializada, a composição deverá ocupar posição central no cenário da pré-campanha estadual, reunindo experiência administrativa, alcance político na capital e uma tentativa de ampliar a conexão da chapa com diferentes segmentos do eleitorado maranhense.

Orleans Brandão afirma que gerar emprego e renda será marca de seu governo

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de um encontro na residência do pré-candidato a deputado federal Márcio Coelho, em São Raimundo das Mangabeiras, reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes da região Sul do estado. A reunião teve como foco o diálogo sobre o desenvolvimento regional e a construção de propostas voltadas à geração de emprego e renda.

Durante o encontro, Orleans destacou o potencial produtivo do Sul do Maranhão e defendeu a ampliação de investimentos para fortalecer a economia regional, especialmente com a atração de agroindústrias e novos empreendimentos. “Com a biorrefinaria, abrimos novas oportunidades, atraindo agroindústrias e fortalecendo toda a cadeia produtiva. Tudo isso gera empregos diretos e indiretos, e precisa ser mais fomentado. É uma região rica, que produz muito e pode gerar ainda mais renda”, afirmou.

O pré-candidato também defendeu um plano de desenvolvimento econômico para o Sul do estado, com foco em infraestrutura, logística e atração de investimentos. “Precisamos trazer aeroportos, atrair negócios, buscar recursos e garantir que cada pessoa da região Sul tenha um bom emprego e uma boa renda. Esse é o meu principal compromisso com a região”, disse.

Márcio Coelho reafirmou apoio ao projeto político de Orleans Brandão e destacou a importância da representatividade da região Sul no cenário estadual. “Estou acompanhando e acredito no seu projeto. Você, sendo jovem, está se dedicando a servir ao povo do Maranhão. Não só Mangabeiras, mas toda a região reconhece a sua liderança para conquistar mais avanços para o Maranhão”, destacou Márcio Coelho.

Ao tratar das questões sociais do estado, Orleans Brandão destacou a prioridade dada pela atual gestão estadual aos maranhenses mais vulneráveis e afirmou que a geração de emprego e renda precisa ser prioridade na administração pública. “Ampliamos a rede de Restaurantes Populares e criamos o programa Maranhão Livre da Fome, tiramos mais de um milhão de pessoas da pobreza extrema. Vi de perto essa realidade e queremos acabar com a fome em nosso estado. Vou retribuir à confiança de vocês com muito trabalho, com muita vontade de melhorar a vida das pessoas”, concluiu ele.

“Graças a Deus, vencemos a perseguição”, diz deputado Wellington ao destacar vitória do povo no TSE

Nesta sexta-feira (26), o deputado estadual Wellington do Curso destacou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reformou o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e manteve os mandatos dele e do deputado estadual Fernando Braide. Por 4 votos a 3, a Corte afastou a acusação de fraude à cota de gênero na chapa do então Partido Social Cristão (PSC), garantindo a permanência dos parlamentares na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Com a decisão, o TSE anulou o entendimento firmado pelo TRE-MA, que havia reconhecido suposta fraude à cota de gênero, invalidado os votos da legenda e determinado a perda dos mandatos conquistados pelo partido nas eleições proporcionais de 2022.

“Com a bênção de Deus, vencemos a perseguição. A vitória foi do povo do Maranhão que é o verdadeiro dono do mandato. Tentaram nos calar e interromper um trabalho sério, corajoso, independente e comprometido com a população, mas a Justiça prevaleceu. Recebo essa decisão com muita gratidão a Deus e ao povo do Maranhão, que sempre acreditou na verdade. Seguiremos firmes, com ainda mais responsabilidade, fiscalizando, cobrando, denunciando, defendendo os direitos dos maranhenses e honrando cada voto de confiança que recebemos nas urnas”, declarou o deputado Wellington do Curso que agora seguirá se dedicando a reeleição. Agora, filiado ao PSD, que tem como presidente o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Câmara de Paço do Lumiar empossa 10 vereadores suplentes após licenciamento de titulares

Foto Reprodução

A Câmara Municipal de Paço do Lumiar realizou, nesta sexta-feira (26), a posse simultânea de dez vereadores suplentes, após o licenciamento de parlamentares titulares. A cerimônia ocorreu no Palácio Vereador Miércio Martins, sede do Legislativo municipal, e contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.

Assumiram os mandatos os suplentes Fernando Muniz, Ribamar Neto, Arnoldo, Miguel Ângelo, Lilian de Charuto, Drielle da Pindoba, Vagner Sousa, França, Alex do Iguaíba e Edileuza Mendes.

A mudança foi viabilizada pelo licenciamento dos vereadores Leandro Orlete, Bianca Mendes, Carmem Aroso, Rafael Neves, Kamilla Belfort, Paulo Henrique, Mauro Multibancos, Joel Churrasco, Miau Oliveira e Éder Alencar.

A posse simultânea de dez suplentes representa uma das maiores renovações temporárias já registradas no Legislativo municipal. A solenidade reuniu o prefeito Fred Campos, o presidente da Câmara, Fernando Feitosa, os vereadores da Casa e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale.

Durante o evento, as autoridades destacaram a importância do diálogo institucional e da continuidade dos trabalhos legislativos, ressaltando que os suplentes passam a exercer seus mandatos em substituição aos vereadores licenciados.

Orleans Brandão amplia diálogo e projeta investimentos em São Raimundo das Mangabeiras

Em agenda no Sul do Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, visitou obras de infraestrutura e equipamentos públicos em São Raimundo das Mangabeiras, onde ampliou o diálogo com as lideranças locais sobre as demandas do município e os investimentos realizados na região.

Acompanhado do prefeito Accioly Cardoso, Orleans iniciou a agenda pela ponte do Porto do Mamão, importante ligação da zona rural do município onde a antiga estrutura de madeira utilizada por moradores e produtores da região foi substituída.

Durante a visita, moradores relataram os benefícios da obra e destacaram a melhoria na mobilidade e na segurança de quem utiliza diariamente a travessia. “Melhorou mil vezes. Agora a gente passa com muito mais segurança”, afirmou o morador Haroldo Martins.

Na sequência da agenda, Orleans visitou o Hospital de Urgência e Emergência de São Raimundo das Mangabeiras, onde conheceu a estrutura da unidade, os setores de atendimento, a enfermaria, a pediatria e os espaços destinados aos serviços de urgência e emergência.

Durante a visita, o prefeito Accioly Cardoso apresentou as principais demandas da unidade, especialmente relacionadas à ampliação dos serviços de saúde e à necessidade de novos investimentos para fortalecer o atendimento regional.

Orleans também acompanhou a estrutura já existente na unidade, incluindo salas cirúrgicas e espaços preparados para a ampliação dos serviços, além de conhecer a rotina de atendimento dos profissionais e pacientes.

O pré-candidato destacou a importância de conhecer de perto a realidade dos municípios e afirmou que o diálogo com as lideranças e com a população é fundamental para a construção de propostas para um plano de governo.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. O municipalismo é construído ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade”, afirmou.

Ao abordar as demandas apresentadas na área da saúde, Orleans voltou a defender investimentos que ampliem a rede de atendimento na região Sul do Maranhão.

“Precisamos fortalecer ainda mais a saúde da região Sul e aproximar os serviços da população”, declarou.

Astro de Ogum reforça legado de valorização da cultura popular

_Idealizador do Arraial Pertinho de Você, vereador transforma o São João em instrumento de geração de renda e fortalecimento dos grupos folclóricos_

Muito antes de exercer mandato na Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum (PCdoB) já dedicava sua vida à valorização da cultura popular maranhense. Ao lado do trabalho social desenvolvido nas comunidades e da atuação comunitária que marcou sua trajetória política, a defesa das manifestações culturais sempre ocupou um lugar de destaque em sua caminhada.

Como pai de santo e profundo conhecedor das tradições maranhenses, o parlamentar construiu uma história diretamente ligada à preservação da identidade cultural do estado.

Durante décadas, presidiu a Federação Folclórica do Maranhão, atualmente está à frente da Federação de Umbanda e Cultos Afros-FUCABMA, além de comandar a organização de importantes manifestações religiosas e culturais, como a Procissão dos Orixás e a tradicional Festa de Iemanjá, eventos que integram o calendário cultural maranhense.

Essa relação histórica faz com que o São João tenha um significado ainda mais especial. Mais do que um período festivo, representa o encontro entre fé, tradição, cultura e pertencimento, valores que o vereador defende há décadas e que hoje também fazem parte de sua atuação parlamentar.

A abertura oficial do Arraial Pertinho de Você, realizada no sábado (20), coroou semanas de trabalho coordenadas pessoalmente pelo edil. O empenho ficou evidente na noite de São João (24), quando o tradicional cortejo reuniu dezenas de grupos folclóricos e centenas de pessoas em um grande espetáculo de valorização da cultura popular.

Idealizador do evento, Astro acompanha cada etapa da organização, desde a montagem da estrutura e da decoração até a definição da programação artística, garantindo espaço para grupos folclóricos, artistas, mestres da cultura popular e demais fazedores de cultura.

Instalado no coração da Vila Palmeira, o arraial também cumpre uma importante função social e econômica. Durante o período junino, barraqueiros, vendedores ambulantes, artesãos e pequenos empreendedores encontram no evento uma oportunidade de ampliar a renda familiar, enquanto milhares de visitantes movimentam o comércio local.

Em uma comunidade periférica, o impacto vai além da programação cultural. O Arraial promove inclusão social, fortalece a economia popular e gera oportunidades para centenas de famílias que encontram no São João uma importante fonte de trabalho e renda.

“Mais do que realizar uma grande festa, o nosso compromisso é manter vivas as nossas tradições. O São João preserva a identidade do povo maranhense, fortalece os grupos folclóricos, gera renda para centenas de famílias e faz com que esse legado continue sendo transmitido às novas gerações. Por isso eu só tenho a agradecer ao governador Carlos Brandão, por que fomentar a cultura é investir nas pessoas”, destacou Astro de Ogum.

Esse investimento também produz reflexos expressivos na economia do estado. Em 2025, o São João movimentou aproximadamente R$ 415 milhões, impulsionando setores como turismo, hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e economia criativa. A expectativa para 2026 é de novo crescimento, consolidando o período junino como um dos principais motores da economia maranhense.

Ao longo da vida pública, o vereador consolidou três marcas que caminham lado a lado, ou seja, a atuação comunitária, o trabalho social e a defesa da cultura popular. No Arraial Pertinho de Você, esses pilares se encontram em um único propósito, já que tem o condão de ajudar a preservar a identidade do Maranhão, fortalecer quem faz cultura e transformar tradição em oportunidade para milhares de maranhenses.

Em reunião com empresários, Orleans Brandão amplia diálogo com setor produtivo

A construção de propostas para o desenvolvimento econômico do Maranhão foi o tema central do encontro que o pré-candidato a governador Orleans Brandão teve nesta terça-feira (23) com empresários, representantes da indústria e do comércio maranhense, na Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA). O pré-candidato destacou a importância do diálogo com o setor produtivo, apresentou indicadores econômicos do estado e ressaltou que o cenário atual permite maior capacidade de investimentos no estado.

“Como secretário de Assuntos Municipalista, cumpri a missão de percorrer todo o Maranhão para entender as necessidades de cada cidade e buscar as soluções. Foi assim que ajudei o governador Carlos Brandão a levar obras e serviços aos 217 municípios. Agora, como pré-candidato que quer dar continuidade a esse grande trabalho, estamos ouvindo todos os segmentos para construir um bom plano de governo”, declarou Orleans Brandão aos empresários.

O pré-candidato falou do atual cenário econômico do estado destacando que o Maranhão está em segundo lugar em solidez fiscal no país e subiu da letra C para a letra A em capacidade de pagamento, apto a buscar investimentos, estabelecer parcerias e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda. “O Maranhão subiu 10 posições no ranking de gestão pública, temos um porto do Itaqui que bate recorde histórico de movimentação de cargas, oferecemos 2,3 bilhões em isenção fiscal para incentivar a nossa indústria e a geração de empregos. Sabemos que não está tudo resolvido, mas hoje vivemos um novo momento, em condições de dialogar com o setor produtivo e construir propostas de desenvolvimento econômico do nosso estado”, enfatizou.

Reconhecendo a contribuição dada pelo setor produtivo à economia do estado que alcançou um PIB histórico de 4,2 quando a média nacional foi de 1,8, ele reforçou a determinação de continuar incentivando a industrialização do estado, o comércio, o agronegócio e todo o setor produtivo em um futuro governo. “Queremos gerar emprego e renda, dar oportunidade para as pessoas trabalharem. É nisso que eu acredito e esse é o nosso compromisso. E por isso vamos precisar da parceria dos empresários, dos comerciantes, dos produtores. Por isso nos colocamos à disposição para esse diálogo, ouvir as contribuições de vocês para construir o plano de governo que atenda às necessidades dos maranhenses”, concluiu ele.